
Domingo com bom tempo é sinal de conhecer Portugal ou estar tranquila em família. Este domingo que passou decidi conhecer os famosos passadiços de sistelo, no conselho de Arcos de Valdevez.
O trilho dos passadiços de sistelo em si é muito pequeno, tem apenas 2 km, mas estão inseridos na Ecovia do Vez onde poderá explorar a caminhada com 32 km.
Dá para ver esta parte de Sistelo numa manhã, a sua aldeia e os passadiços de 2 km, perto desta aldeia tem dois restaurantes onde poderá almoçar (efetuar reserva) ou então levar uma mochila com comida que foi o que eu fiz. O trilho começa pelas casas da aldeia com paisagens super verdes, estrada com pedra moldada e ainda contacto directo com as vacas.
restaurante ” tasquinha “ restaurante “cantinho do abade”
Aldeia de Sistelo
É um pequeno percurso que vale muito a pena! Não fiz a rota do Sistelo mas quero muito fazer quando tiver oportunidade, adoro o contacto com a natureza e este percurso é uma boa opção para se afastar da cidade e estar em pleno contacto com o verde da Terra.
Depois deste pequeno percurso onde tivemos 2/3 horas fomos conhecer o Miradouro da Estrica, neste pico poderá observar uma vila típica do alto minho, uma maravilhosa vista panorâmica sobre os Socalcos de Sistelo.
Depois desta visita, um amigo meu convida-me a ir ter com ele ao Baloiço do Mezio, um baloiço com vista para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, com 7,60 metros de altura e em Arcos de Valdevez, perto de onde estava, óbvio que adorei a ideia e fui visitar este local maravilhoso. A melhor altura para visitar este local é no pôr-do-sol.
Tive uma fila de espero de 20 minutos mais ou menos, pois é muita gente a querer tirar foto neste sitio lindo.
Foi um domingo super bem passado, fui mega feliz para casa e com vontade de voltar e conhecer melhor a Ecovia do Vez.
Um Beijinho Gigante