
Depois de uma parceria com a Dra. Cátia Lopes comecei a perceber a importância de termos um nutricionista a acompanhar a nossa rotina alimentar. Em conversa com ela, a Dra. Cátia explica que para cuidar da alimentação não interessa se o seu objetivo é emagrecer ou não, pois um nutricionista trata da alimentação e nutrição na sua totalidade e não apenas no emagrecimento. Sabia que existem imensos problemas de saúde (doenças) que provêm da má alimentação? Nomeadamente, este é um os dos principais fatores de cancro. Por outro lado, um nutricionista ao saber quais as doenças existentes na família sabe que tem uma predisposição genética maior a essas doenças. Assim, pode estruturar a sua alimentação de forma a tentar prevenir estas possíveis doenças.
Quer saber mais? Sabia que os alimentos que comemos hoje em dia são cada vez mais processados? Pois o que interessa à indústria alimentar é vender e ter o mínimo de desperdício, ou seja, grande parte da investigação e desenvolvimento dos produtos é para aumentar o seu tempo de prateleira, daí terem mais aditivos alimentares (conservantes, edulcorantes…).
Em segundo lugar temos um marketing alimentar cada vez mais agressivo e uma sociedade à procura da última moda do “fit” .
Isto leva à produção de muita informação controversa, muitas vezes sem qualquer base científica, gerando grande confusão nas pessoas, que ficam sem saber o que é saudável, o que não é, o que se deve comer e como escolher. Um exemplo da último moda são os pães embalados que prometem mil e um benefícios a nível de emagrecimento e de trânsito intestinal. Vamos pensar… Um pão embalado é mais saudável que um pão comprado em padaria? Relativamente ao trânsito intestinal será que não é preferível comer uma sopa ou legumes ou fruta? Que por si só já são ricos em fibra e promovem um bom funcionamento intestinal.
SUGESTÃO PARA AS COMPRAS: Evite corredores bio, dos chocolates e bolachas. Quer alimentos saudáveis? Então no mercado da esquina poderá encontrar legumes e fruta verdadeiramente bio para a sua rotina diária. Uma SUGESTÃO FINAL é aderir às empresas que fornecem cabazes de hortofrutícolas de produção local e por vezes também biológica que saem ao mesmo preço ou mais baratos que nas grandes superfícies e ainda entregam em casa.
Espero que tenham gostado deste post!
Beijinho grande
INFORMAÇÕES DA DRA. CÁTIA:
Instagram: @catialopesnutricao
E-mail: catialopes.nutricionista@gmail.com
Faz consultas online e presenciais!